Elaboração, aprovação e execução de Projetos de Instalações Preventivas de Proteção contra Incêndio e Pânico (IPCIP)

Elaboração, aprovação e execução de Projetos de Instalações Preventivas de Proteção contra Incêndio e Pânico (IPCIP)

A elaboração do projeto de prevenção de incêndio é de responsabilidade dos projetistas e construtores dos edifícios, e também dos usuários, que devem seguir corretamente as recomendações, bem como a organização das brigadas contra incêndio, com o intuito de conseguir o CERCON (Certificado de Conformidade).

O Projeto de Instalações Preventivas de Proteção contra Incêndio e Pânico (IPCIP) deve nascer juntamente com o projeto de arquitetura, levando em conta as distâncias para serem alcançadas as saídas, as escadas (largura, dimensionamento dos degraus, controle de fumaça, corrimãos, resistência ao fogo, etc.), a combustibilidade eresistência ao fogo das estruturas e materiais de acabamento, a vedação de aberturas entre pavimentos adjacentes, as barreiras para evitar propagação de um compartimento a outro, o controle da carga incêndio e a localização dos demais sistemas contra incêndios.

A elaboração do projeto começa com a classificação das ocupações, levando em consideração a área construída e a altura da mesma. Com isso, determinam-se os tipos de sistemas e equipamentos a serem executados na edificação; a partir daí, devem ser pesquisadas as Normas Técnicas Brasileiras e as normas dos órgãos competentes de cada região, como os corpos de bombeiros.

A PREVENG trabalha em parceria com empresas especializadas na execução de todo o projeto de preventivas de proteção contra incêndio e pânico: criação de rotas de fuga, escadas pressurizadas, sinalização e iluminação de emergência, instalação de sistemas fixos (hidrantes, mangotinhos e chuveiros automáticos Sprinklers), sistemas de alarme e detecção de incêndio e controle de fumaça. Visando atender o cliente de forma compacta as necessidades da edificação.